segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cabelos perfeitos e sem formol



cabelo liso
Não é permitido como alisante

O uso do formol como alisante capilar NÃO é permitido pela Anvisa, pois esse desvio de uso pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que aplica o produto, tais como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. Várias exposições podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte. (fonte: anvisa.gov.br)

É difícil encontrar uma mulher totalmente satisfeita com o cabelo, mas que as escovas progressivas trouxeram uma certa paz às meninas, isso é inegável. Chocolate, progressiva e inteligente são apenas algumas das variações. O que a maioria delas têm em comum, em diferentes quantidades, é uma substância chamada formol na composição. 

Mas esse componente é proibido pela Anvisa com a finalidade de alisamento, porque pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que o aplica, como irritação, coceira e queimadura. 

Ainda de acordo com a Anvisa, a legislação sanitária permite o uso de formol em produtos cosméticos capilares apenas na função de conservantes (com limite máximo de 0,2%) durante a fabricação, somente. A adição de formol a um produto acabado, pronto para uso, constitui infração sanitária, estando o estabelecimento que adota esta prática sujeito às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis, sendo que a adulteração dos produtos configura crime hediondo. 

Em entrevista ao Vida Saudável, a médica Denise Steiner, membro da diretoria da Sociedade Brasileria de Dermatologia (SBD), explica se o formol causa câncer, faz mesmo cair o cabelo e quais substâncias podem ser utilizadas como alternativa para deixar os fios lisos e domados. 

O que a mulher deve observar ao escolher um tratamento para o cabelo?


Deve observar, principalmente, as condições de higiene do local onde está frequentando e também ter a informação completa e correta do tipo de produto que será utilizado no cabelo.

Quais são as dicas para a pessoa identificar se o produto tem formol? O cheiro forte é uma dica?

Realmente nas concentrações que são efetivas para escova progressiva é difícil esconder ou disfarçar o cheiro do produto. O formol tem o cheiro bastante forte que inclusive irrita um pouco as mucosas e também normalmente arde um pouco os olhos. A principal questão para ser observada, como dica, é justamente o cheiro e o potencial de irritação.

O uso do formol em escovas é permitido?

O uso do formol em produtos para utilização humana é apenas de 0,2% que, nesse caso, é um pouco fraco para atingir o alisamento previsto por essas escovas progressivas.

O formol faz cair o cabelo?

O formol em geral não destruiria o fio, mas se forem feitas aplicações repetidas, às vezes, pode haver quebra do fio. Outro problema que pode ocorrer é quando o cabelo fica muito esticado e muito duro o que, às vezes, causa quebra do fio que é um tipo de queda de cabelo. 

Proibição

A Resolução da Anvisa RDC 36, de 17 de junho de 2009, proíbe a comercialização do formol em estabelecimentos como drogarias, farmácias, supermercados, empórios, lojas de conveniências e drugstores. A finalidade dessa Resolução é restringir o acesso da população ao formol, coibindo o desvio de uso do formol como alisante capilar, protegendo a saúde de profissionais cabeleireiros e consumidores. Veja o folder da Anvisa sobre alisamento e formol
Pode causar câncer? Qual?

Dizer se o formol pode ou não causa câncer é algo bastante difícil porque apesar da substância ser carcinogênica, não causa o câncer diretamente. Ela pode ser absorvida e permanecer no organismo por um tempo. Quando absorvido pelo organismo por inalação e principalmente pela exposição prolongada, apresenta como risco o aparecimento de câncer de boca, nas narinas, no pulmão e no sangue. 

Os problemas aparecem a curto ou a longo prazo?

Os problemas podem aparecer tanto a curto como a longo prazo.Os problemas a curto prazo são de irritação, onde sente-se ardência no nariz, nos olhos e na boca. Pode também ficar com um tipo de conjuntivite, espirros, sentir dor de cabeça e também pode ter alergia especificadamente direta ao produto onde ocorre coceira e placa no couro cabeludo. A longo prazo seriam os problemas relacionados a intoxicação e o potencial carcinogênico do formol. A longo prazo fica muito mais difícil estabelecer essa relação de causa-efeito corretamente.

Quem aplica o produto também corre riscos ou apenas quem recebe o produto?

Como a pessoa que aplica está respirando essa substância, também acaba sendo uma vítima dos riscos da mesma. Este foi um dos motivos que a Anvisa proibiu o uso dessa substância em salões porque crianças e grávidas presentes no ambiente ficavam exposta a inalação do formol.

Existe algum tratamento (escova cítrica, orgânica, de chocolate) que possa fazer com que o cabelo fique liso sem ter o formol?

Existem outras que também podem provocar um tipo de alisamento, mas o formol normalmente é o mais efetivo e com melhores resultados, por isso, em geral, todas essas escovas têm um pouco de formol. Existem outras substâncias registradas na Anvisa que podem ser utilizadas em alisamentos, como o tioglicolato de amônio, hidróxido de lítio e o carbonato de guanidina. 
 
Para quem não consegue mais se imaginar sem essas escovas, salões oferecem tratamentos sem formol e garantem a diminuição do volume e o aspecto liso por um determinado período. Ao escolher o local, procure indicações ou faça com quem você já conhece e confia no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário