segunda-feira, 16 de abril de 2012

Piercing - você esta preparado para ter um?


Quais os locais mais comuns de piercing?
Os locais mais comuns de piercing são os mais visíveis: a orelha, a sobrancelha, o nariz, o umbigo, os lábios e a língua. Os mamilos e os genitais são locais menos evidentes mas cada vez mais frequentes. No entanto, fazem-se piercings em quase todas as partes do corpo. 


Quais são os riscos para a saúde ao colocar um piercing? 
Como qualquer outro corpo estranho ao organismo, o piercing pode provocar alguns riscos para a saúde, tanto por contaminação dos instrumentos utilizados na sua colocação como pela susceptibilidade do indivíduo ao tipo de material (metal) de que é composto o piercing. 
Sempre que a pele é submetida à entrada de um corpo estranho, reage habitualmente através de umainflamação ou infecção localizada ao local onde está alojado o objecto, podendo a infecção propagar-se e complicar-se através da corrente sanguínea. Localmente as infecções são manifestadas por dor, inchaço e vermelhidão associado por vezes a um corrimento purulento. A formação de um abcesso , pode ser outracomplicação
Outros riscos possíveis para a saúde são: problemas de cicatrização e formação de cicatrizes, reacções alérgicas ao metal, lesões dentárias nos piercings da boca e da língua, bem como todo o tipo de infecções causadas pela contaminação de sangue ou outros fluidos orgânicos, quando o material utilizado não for devidamente esterilizado.

Quanto tempo demora o local do piercing a cicatrizar?
O tempo de cicatrização depende do local do piercing. Em partes do corpo onde há pouco fluxo sanguíneo, como na cartilagem da orelha e extremidade do nariz, a cicatrização pode ser demorada, podendo levar 6 meses ou mais. Em áreas onde há maior vascularização e a corrente sanguínea é maior, como nos genitais, o tempo de cicatrização é menor, podendo demorar 1 a 2 meses. 
A quantidade do fluxo sanguíneo está igualmente relacionada com o maior risco de infecção e a dificuldade de a curar. Por isso, as infecções da cartilagem são difíceis de tratar e podem exigir correcção cirúrgica.Amanipulação do piercing deve ser evitada durante o processo de cicatrização.
Em que situações deve haver um aconselhamento médico antes?

Existem algumas situações médicas em que deve aconselhar-se junto ao seu médico assistente antes de submeter-se a qualquer procedimento com vista a colocação de um piercing:
·Doença de válvula do coração (ex: prolapso da valva mitral)
·Diabeteshemofilia, doença auto-imune e qualquer outra doença que possa condicionar o processo normal de cicatrização
·Alterações da pele no local onde pretende colocar o piercing: exemplo - nódulos, quistos, cicatrizes, queimaduras e outras modificações
·Quando pretende colocar piercing implicando alteração anatómica do corpo
·Quando a mulher pretende engravidar
Piercing nos genitais 
A colocação de piercing nos genitais praticada por muitos indivíduos, está associada a uma representação da liberdade sexuale à procura de um maior prazer na sexualidade, com a alteração da aparência do corpo. 
Os genitais, são a parte do corpo mais dolorosa para realizar o piercing, no entanto, a natureza resistente e vascularizada do tecido do orgão genital e a sua protecção com a roupa acelera a cicatrização do local do piercing.Há porém o risco acrescido de uma maior susceptibilidade à infecção devido às complicações provocadas pelo contacto sexual.
Piercing - está preparado para colocar o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário